Se você está inscrito no CadÚnico e tem o Número de Inscrição Social (NIS) com final 9, fique atento: o Auxílio Gás de dezembro de 2025, no valor de R$ 110, começa a ser pago hoje, dia 22. Esse benefício é uma ajuda importante para muitas famílias brasileiras enfrentarem o custo do gás de cozinha, que impacta diretamente nas despesas domésticas.
Como funciona o Auxílio Gás?
O programa, que vai até o final de 2026, atende 4,4 milhões de famílias só neste mês. Criado para equilibrar o gasto com o botijão de 13 kg, o valor do auxílio cobre 100% do preço médio do gás, graças à Emenda Constitucional da Transição, aprovada no fim de 2022. O pagamento é bimestral e segue o calendário do Bolsa Família, com encerramento previsto para 23 de dezembro para quem tem NIS final 0.
Quem pode receber?
- Famílias inscritas no CadÚnico;
- Pelo menos um membro da família deve receber o Benefício de Prestação Continuada (BPC);
- A prioridade no recebimento é para a mulher responsável pela família, especialmente para mulheres vítimas de violência doméstica.
Esse foco no público mais vulnerável reforça a importância social do benefício, que ajuda a manter a dignidade e a segurança alimentar dessas famílias.
Conheça o programa Gás do Povo
Em um movimento para ampliar essa ajuda, o governo lançou em setembro o Gás do Povo, que vai substituir gradualmente o Auxílio Gás. Diferente do benefício em dinheiro, o Gás do Povo oferece a recarga do botijão diretamente em revendedoras credenciadas, facilitando o acesso e podendo reduzir desvios.
O objetivo é triplicar o número de beneficiados, alcançando cerca de 15 milhões de famílias. Já em novembro, o programa começou a ser distribuído para 1 milhão de famílias em capitais como Belém, Belo Horizonte, Fortaleza, Goiânia, Natal, Porto Alegre, Recife, Salvador, São Paulo e Teresina.
O que isso significa para você?
Se você é beneficiário, fique atento às datas e ao formato do benefício, que pode estar mudando nos próximos meses. Para quem empreende ou busca oportunidades de renda, essa transição também pode abrir portas para negócios locais relacionados ao abastecimento e venda de gás, já que a demanda deve crescer com o Gás do Povo.
Para mais informações, acesse os sites oficiais do Governo Federal e do Caixa Econômica Federal.
Fonte: Agência Brasil








