Uma nova proposta do governador Romeu Zema tem gerado discussões intensas sobre o futuro dos programas sociais no Brasil. A ideia central é oferecer uma recompensa financeira para quem deseja trabalhar.

O foco principal recai sobre os beneficiários do Bolsa Família que buscam ingressar no mercado de trabalho formal. A medida sugere o pagamento de um bônus significativo no ato da nova contratação.

Essa estratégia busca transformar a assistência em um incentivo direto para a conquista da carteira assinada, funcionando como um bônus de entrada no emprego, conforme divulgado pelo Estadão.

O prêmio de R$ 5 mil para quem deixar o Bolsa Família

Como funcionaria o bônus de contratação

O governador propõe o pagamento de um prêmio de R$ 5 mil para quem sair do programa e conseguir um emprego com carteira assinada. O valor seria pago de uma única vez, funcionando como um incentivo inicial.

Segundo a análise, a medida é “como as luvas que o Neymar recebe quando assina um contrato com um novo time, o signing bonus seria uma bolada paga de uma única vez”, comparando o bônus ao mundo esportivo.

Impactos nas contas públicas e economia

Do ponto de vista fiscal, o governo gastaria os R$ 5 mil inicialmente, mas economizaria ao interromper os pagamentos mensais do Bolsa Família, que hoje possuem uma média nacional estimada em R$ 677.

Além da economia direta, o Estado teria ganhos reais com a arrecadação vinda do emprego formal. A proposta assemelha-se aos planos de demissão voluntária, onde se gasta agora para poupar em um segundo momento.

A lógica por trás da política de ativação

Economistas chamam esse tipo de medida de política de ativação. Ela ocorre quando o beneficiário deixa de receber auxílios para entrar no mercado, sendo mais eficaz para quem não possui dependentes pequenos.

Atualmente, o Bolsa Família acaba funcionando como um seguro-desemprego de duração indeterminada. A proposta de Zema tenta corrigir essa distorção, premiando a busca pela autonomia financeira do trabalhador.

A fonte original é o Estadão e você pode ler a matéria completa no link: https://www.estadao.com.br/economia/pedro-fernando-nery/a-bet-do-zema-qual-seria-o-efeito-de-premiar-quem-saisse-do-bolsa-familia/

You May Also Like
Membros do conselho fiscal do BRB apadrinhados por Ibaneis e Reag renunciam ao cargo

BRB anuncia acordo de R$ 15 bilhões com Quadra Capital para vender ativos do Master e enfrentar crise de liquidez

Entenda como o banco estatal planeja recuperar capital e o impacto da prisão do ex-presidente por suspeita de propina
J&F pede à Aneel anulação de resultados de dois produtos no leilão de reserva

J&F pede à Aneel anulação de resultados de dois produtos no leilão de reserva

‘É inexorável que a inteligência artificial vá se expandir e demandar muita…
Governo terá de leiloar duas rodovias por mês para atingir meta do ano

Governo Federal intensifica ritmo e precisa leiloar duas rodovias por mês para bater meta de 13 concessões em 2026 mesmo com aperto no orçamento

Agenda de concessões rodoviárias enfrenta desafio de tempo e restrições financeiras, mas governo mantém otimismo com projetos estruturados
Motta decide votar projeto de lei do governo sobre redução de jornada junto com PEC da Câmara

Fim da escala 6×1 e redução da jornada: Câmara dos Deputados define estratégia para votar PEC e projeto de lei do governo Lula simultaneamente

Presidente da Câmara, Hugo Motta, oficializa votação conjunta de propostas para garantir novos direitos trabalhistas e fortalecer negociações coletivas