O varejo brasileiro registrou queda de 0,4% nas vendas de dezembro de 2025 em relação a novembro, mas fechou o ano com alta acumulada de 1,6%, conforme dados do IBGE divulgados nesta sexta-feira, 13. Esse resultado marca o nono ano consecutivo de avanços no setor.

A volatilidade reflete condições econômicas restritivas, mas mantém estabilidade para o PIB do quarto trimestre. Analistas preveem recuperação no primeiro trimestre de 2026, graças a isenções de IR e aumentos do salário mínimo. A Black Friday forte em novembro antecipou compras de Natal, explica o gerente do IBGE.

Esses números, conforme divulgado pelo Estadão.

Black Friday Mais Forte que Natal Pressiona Vendas de Dezembro

A queda de 0,4% no volume vendido no varejo em dezembro ante novembro decorre de “uma Black Friday mais forte do que o Natal” em 2025, avaliou Cristiano Santos, gerente da Pesquisa Mensal do Comércio no IBGE. Consumidores anteciparam compras nas promoções de novembro.

O recuo sucedeu o pico histórico de vendas em novembro, criando uma base de comparação elevada. “Dezembro tem efeito base. Novembro era o pico da série, é mais difícil conseguir mais crescimento”, disse Santos.

Fatores que Impulsionaram o Crescimento Anual no Varejo

Apesar do tombo mensal, o ano de 2025 teve alta de 1,6% no varejo restrito. Impulsionaram o desempenho o mercado de trabalho aquecido, com mais empregos e massa de renda em alta, além da expansão do crédito à pessoa física.

Outros elementos positivos foram a trégua da inflação em alguns meses e a desvalorização do dólar ante o real, beneficiando vendas de equipamentos de informática e comunicação. O varejo vinha de um 2024 forte, com crescimento de 4,1%.

Varejo Ampliado e Desempenho Trimestral

No varejo ampliado, que inclui veículos, material de construção e atacado alimentício, as vendas caíram 1,2% em dezembro e subiram apenas 0,1% no ano. No quarto trimestre, o varejo restrito avançou 1,0% e o ampliado, 1,5%, na série ajustada.

Esses dados mostram resiliência, com sete dos onze grupos do varejo ampliado positivos no acumulado anual, segundo analistas.

A fonte original é o Estadão e um link para a matéria original.

You May Also Like
Como economizar nas compras de supermercado

Como economizar nas compras de supermercado

Já chega de gastar rios de dinheiro quando for fazer compras no…
Cuidados para não gastar demais em promoções

Cuidados para não gastar demais em promoções

Há promoções são todos os lugares: na televisão, nas redes sociais, nos…
Raízen registra prejuízo de R$ 15,6 bilhões no 3º trimestre

Biocombustíveis podem gerar R$ 300 bilhões ao Brasil: Raízen tem prejuízo bilionário mas avança em economia verde

Oportunidades na liderança global de biocombustíveis contrastam com desafios financeiros da Raízen na safra 2025/26
Após assumir relatoria, André Mendonça convoca PF para reunião sobre investigação do Banco Master

André Mendonça Assume Relatoria do Caso Banco Master no STF e PF Prepara Relatório Explosivo Sobre Alexandre de Moraes

Novo documento da Polícia Federal pode revelar diálogos comprometedores do ministro Moraes com Daniel Vorcaro após saída de Toffoli