O cenário político digital brasileiro está prestes a passar por uma transformação profunda com o novo direcionamento estratégico adotado pelo Palácio do Planalto nos próximos dias.
A decisão envolve a migração do controle das plataformas digitais do presidente para uma estrutura partidária, visando maior liberdade de discurso e ataques diretos a opositores.
O objetivo principal é preparar o terreno para os embates eleitorais que se aproximam, garantindo uma comunicação mais agressiva, conforme divulgado pelo Notícias ao Minuto.
A nova era das redes sociais de Lula sob o comando do PT
Atualmente administradas pela Secom, as contas passarão a ser controladas diretamente pelo partido, o que permitirá uma atuação política mais agressiva e menos limitada pelas regras oficiais.
A mudança também provocará alterações na estrutura de comunicação do governo federal, permitindo que a imagem do presidente seja explorada de forma mais partidária e menos institucional nas redes sociais de Lula.
Ricardo Stuckert deixa o governo para reforçar o partido
O fotógrafo Ricardo Stuckert, que acompanha o presidente desde 2003, deixará seu cargo na Secretaria de Produção e Divulgação para trabalhar diretamente dentro da estrutura do PT.
Stuckert já é o grande responsável pela estética das redes sociais de Lula, com exceção do X, e agora terá total liberdade para intensificar o debate público em um tom de pré-campanha.
O foco no confronto direto contra Flávio Bolsonaro
Segundo auxiliares, a consolidação do senador Flávio Bolsonaro como possível adversário em 2026 acelerou a decisão de reformular toda a comunicação digital do presidente e seus aliados.
A nova estratégia já começou com publicações relacionando o senador ao caso Dark Horse, em um momento em que Lula lidera as intenções de voto no primeiro e no segundo turno das pesquisas.
Investimentos recordes em publicidade digital e críticas internas
A transferência das redes reflete uma insatisfação de aliados com a falta de impacto político das campanhas atuais, apesar dos investimentos recordes em plataformas como Google e Meta.
Em 2025, os gastos do governo com anúncios digitais superaram, pela primeira vez, os investimentos em emissoras de TV como SBT e Band, alcançando a marca de R$ 234,8 milhões de reais.
A fonte original é a Notícias ao Minuto Brasil – Política, disponível em: Notícias ao Minuto Brasil – Política.








