O presidente Luiz Inácio Lula da Silva marcou presença no desfile do Galo da Madrugada, no Recife, nesta manhã de sábado, 14 de fevereiro de 2026. É a primeira vez que um presidente em exercício acompanha o evento, reconhecido pelo Guinness como o maior bloco carnavalesco do mundo.

Chegando por volta das 10h, Lula foi ao camarote na Praça Sérgio Loreto, no bairro de São José. Ele acenou para o público e cumprimentou o cantor Lenine, homenageado deste ano. A presença reforça laços políticos em Pernambuco, estado chave para eleições.

Acompanhado pela primeira-dama Janja Lula da Silva, que usou camisa da Pitombeira dos Quatro Cantos, Lula dividiu o espaço com autoridades locais. O evento destaca costura de alianças em meio a disputas eleitorais, conforme divulgado pelo G1.

Autoridades juntas no camarote do Galo da Madrugada

No camarote, estavam o prefeito do Recife, João Campos (PSB), e a governadora Raquel Lyra (PSD), rivais na disputa estadual deste ano. A previsão inicial era só Campos com Lula, mas a presença de todos sinaliza diálogo político.

Também participaram a senadora Teresa Leitão (PT) e o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho (Republicanos). Lula viu a passagem de trios elétricos e agremiações, em clima festivo e estratégico.

João Campos convidou o presidente, fortalecendo o PSB, segundo aliados. Recentemente, Lula e Raquel estiveram juntos em visita a fábrica em Cabo de Santo Agostinho, na sexta-feira, 13.

Maratona carnavalesca: de Recife a Salvador

O Recife é a primeira parada da agenda de Carnaval 2026 de Lula. À noite, ele segue para Salvador (BA), no circuito de Campo Grande, ao lado do governador Jerônimo Rodrigues (PT), em camarote.

A viagem reforça apoio petista na Bahia. O presidente parte para o Rio de Janeiro amanhã de manhã, continuando o périplo por três estados no feriado.

Compromissos no Rio e retorno internacional

No Rio, Lula tem agenda à tarde em Jacarepaguá. À noite, acompanha o desfile da escola Acadêmicos de Niterói, que o homenageia com samba-enredo sobre sua trajetória como operário do Brasil.

Janja será destaque no último carro alegórico da escola. Lula não desfilará. O retorno a Brasília ocorre na segunda-feira, 16. Dia 17, ele viaja à Índia até 21, e depois à Coreia do Sul até 24.

A fonte original é a Notícias ao Minuto Brasil – Política.

You May Also Like
André Mendonça vira novo relator do caso Master após Toffoli se afastar de investigação

André Mendonça vira novo relator do caso Master no STF após polêmica saída de Toffoli: investigações de fraudes bilionárias continuam sem anulação

Ministro é sorteado em reunião de emergência e assume inquérito explosivo envolvendo banco e conexões políticas
Toffoli vota para manter anulação de processos da Lava Jato contra Palocci

Ministros do STF Relatam Falta de Confiança em Fachin e Veem Isolamento Após Saída de Toffoli do Caso Master: Crise Interna Explode

Tensão no Supremo Tribunal Federal cresce com relatório da PF e divisão entre magistrados
Vazamento de trechos de reunião gera desconforto no Supremo

Vazamento de Reunião Secreta no STF sobre Caso Master Gera Suspeitas de Gravação e Traição entre Ministros de Toffoli e Fachin

Saída de Toffoli da relatoria não acalma tensões e expõe crise interna no Supremo com frases literais divulgadas pelo Poder360
Itamaraty detalha viagem de Lula à Índia e à Coreia do Sul

Ministros do STF detonam governo Lula por atuação ilegal da PF no caso Banco Master e crise com Toffoli explode tensões políticas

Magistrados cobram Planalto por investigações sem autorização e vazamentos que abalam relação com Supremo