Uma nova proposta do governador Romeu Zema tem gerado discussões intensas sobre o futuro dos programas sociais no Brasil. A ideia central é oferecer uma recompensa financeira para quem deseja trabalhar.
O foco principal recai sobre os beneficiários do Bolsa Família que buscam ingressar no mercado de trabalho formal. A medida sugere o pagamento de um bônus significativo no ato da nova contratação.
Essa estratégia busca transformar a assistência em um incentivo direto para a conquista da carteira assinada, funcionando como um bônus de entrada no emprego, conforme divulgado pelo Estadão.
O prêmio de R$ 5 mil para quem deixar o Bolsa Família
Como funcionaria o bônus de contratação
O governador propõe o pagamento de um prêmio de R$ 5 mil para quem sair do programa e conseguir um emprego com carteira assinada. O valor seria pago de uma única vez, funcionando como um incentivo inicial.
Segundo a análise, a medida é “como as luvas que o Neymar recebe quando assina um contrato com um novo time, o signing bonus seria uma bolada paga de uma única vez”, comparando o bônus ao mundo esportivo.
Impactos nas contas públicas e economia
Do ponto de vista fiscal, o governo gastaria os R$ 5 mil inicialmente, mas economizaria ao interromper os pagamentos mensais do Bolsa Família, que hoje possuem uma média nacional estimada em R$ 677.
Além da economia direta, o Estado teria ganhos reais com a arrecadação vinda do emprego formal. A proposta assemelha-se aos planos de demissão voluntária, onde se gasta agora para poupar em um segundo momento.
A lógica por trás da política de ativação
Economistas chamam esse tipo de medida de política de ativação. Ela ocorre quando o beneficiário deixa de receber auxílios para entrar no mercado, sendo mais eficaz para quem não possui dependentes pequenos.
Atualmente, o Bolsa Família acaba funcionando como um seguro-desemprego de duração indeterminada. A proposta de Zema tenta corrigir essa distorção, premiando a busca pela autonomia financeira do trabalhador.
A fonte original é o Estadão e você pode ler a matéria completa no link: https://www.estadao.com.br/economia/pedro-fernando-nery/a-bet-do-zema-qual-seria-o-efeito-de-premiar-quem-saisse-do-bolsa-familia/







