O cenário político digital brasileiro está prestes a passar por uma transformação profunda com o novo direcionamento estratégico adotado pelo Palácio do Planalto nos próximos dias.

A decisão envolve a migração do controle das plataformas digitais do presidente para uma estrutura partidária, visando maior liberdade de discurso e ataques diretos a opositores.

O objetivo principal é preparar o terreno para os embates eleitorais que se aproximam, garantindo uma comunicação mais agressiva, conforme divulgado pelo Notícias ao Minuto.

A nova era das redes sociais de Lula sob o comando do PT

Atualmente administradas pela Secom, as contas passarão a ser controladas diretamente pelo partido, o que permitirá uma atuação política mais agressiva e menos limitada pelas regras oficiais.

A mudança também provocará alterações na estrutura de comunicação do governo federal, permitindo que a imagem do presidente seja explorada de forma mais partidária e menos institucional nas redes sociais de Lula.

Ricardo Stuckert deixa o governo para reforçar o partido

O fotógrafo Ricardo Stuckert, que acompanha o presidente desde 2003, deixará seu cargo na Secretaria de Produção e Divulgação para trabalhar diretamente dentro da estrutura do PT.

Stuckert já é o grande responsável pela estética das redes sociais de Lula, com exceção do X, e agora terá total liberdade para intensificar o debate público em um tom de pré-campanha.

O foco no confronto direto contra Flávio Bolsonaro

Segundo auxiliares, a consolidação do senador Flávio Bolsonaro como possível adversário em 2026 acelerou a decisão de reformular toda a comunicação digital do presidente e seus aliados.

A nova estratégia já começou com publicações relacionando o senador ao caso Dark Horse, em um momento em que Lula lidera as intenções de voto no primeiro e no segundo turno das pesquisas.

Investimentos recordes em publicidade digital e críticas internas

A transferência das redes reflete uma insatisfação de aliados com a falta de impacto político das campanhas atuais, apesar dos investimentos recordes em plataformas como Google e Meta.

Em 2025, os gastos do governo com anúncios digitais superaram, pela primeira vez, os investimentos em emissoras de TV como SBT e Band, alcançando a marca de R$ 234,8 milhões de reais.

A fonte original é a Notícias ao Minuto Brasil – Política, disponível em: Notícias ao Minuto Brasil – Política.

You May Also Like
Estudo mostra que 85% dos chatbots de IA ranqueiam ou priorizam pré-candidatos presidenciais

IA pode influenciar seu voto? Veja como chatbots estão ranqueando candidatos de forma ilegal!

Pesquisa do Instituto de Tecnologia e Sociedade alerta para violações de regras do TSE por ferramentas como ChatGPT e Gemini.
Moraes compara atos de Eduardo Bolsonaro nos EUA a tentativa de golpe

PF afasta Eduardo Bolsonaro de cargo por faltas não justificadas

BRASÍLIA, DF, E SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – A Polícia Federal afastou,…
Panamá deporta ex-ministro Franklin Martins e depois pede desculpas

Panamá deporta ex-ministro Franklin Martins e depois pede desculpas

(FOLHAPRESS) – O governo do Panamá reteve e depois deportou para o…
Governo federal faz mais duas trocas em ministérios antes das eleições

Desincompatibilização no Governo Federal: Marina Silva e Renan Filho Deixam Ministérios para Disputar Eleições em Outubro

Saída estratégica de ministros federais marca a corrida eleitoral, com prazo final em 4 de abril para cargos políticos em São Paulo e Alagoas.