Se você caiu na malha fina da Receita Federal, essa notícia pode ser boa: o pagamento do lote de restituição referente a contribuintes que regularizaram suas pendências será liberado nesta segunda-feira (29). Ao todo, mais de 263 mil brasileiros vão receber cerca de R$ 606 milhões em restituições do Imposto de Renda, inclusive valores residuais de anos anteriores.
Quem recebe e como consultar?
Dentre os contemplados, o pagamento prioriza contribuintes com situações específicas, como idosos, professores, pessoas com deficiência e quem optou pelo PIX na declaração. Para ser mais exato, o dinheiro vai para:
- 178.030 pessoas que usaram a declaração pré-preenchida ou escolheram receber via PIX;
- 34.796 contribuintes entre 60 e 79 anos;
- 5.310 acima de 80 anos;
- 11.344 professores cuja maior fonte de renda é o magistério;
- 4.087 pessoas com deficiência física, mental ou doenças graves;
- 29.688 contribuintes sem prioridade específica.
Para conferir se você está nessa lista, basta acessar o site da Receita Federal. No menu “Meu Imposto de Renda” clique em “Consultar a Restituição”. Se preferir, é possível fazer isso pelo aplicativo da Receita para smartphone ou tablet.
Como receber e o que fazer se houver problemas
O pagamento será feito direto na conta bancária ou na chave PIX (do tipo CPF) informada na sua declaração. Mas atenção: se a devolução não cair por algum motivo, como conta encerrada, o valor fica disponível para saque no Banco do Brasil por até um ano.
Nesse caso, você pode agendar o depósito em qualquer conta em seu nome usando o Portal do Banco do Brasil ou pelo telefone da Central de Relacionamento BB (4004-0001 para capitais; 0800-729-0001 para outras regiões; 0800-729-0088, exclusivo para deficientes auditivos).
E se você não estiver na lista?
Se ao consultar na Receita não aparecer nada, confira seu extrato no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC). Se identificar alguma pendência, é possível enviar uma declaração retificadora e aguardar os próximos lotes da malha fina.
Quem ganha com isso?
Para o pequeno empreendedor, autônomo ou quem faz renda extra, esse pagamento pode ser uma boa notícia para dar um alívio no orçamento ou reinvestir no negócio.
Vale lembrar que, recentemente, o governo sancionou uma isenção do IR para quem ganha até R$ 5 mil, uma medida que deve aquecer o consumo e injetar recursos na economia brasileira — uma circulação que beneficia todo mundo.
Para mais informações, acesse o site oficial da Receita Federal e o Banco do Brasil.
Fonte: Agência Brasil





