O Banco Central anunciou um incidente de segurança no Agibank que expôs dados de 5.290 chaves Pix. O vazamento envolveu apenas informações cadastrais, como nomes e CPFs mascarados, sem comprometer senhas ou saldos.

Esse é o primeiro caso de 2026 com o Pix, o 21º desde seu lançamento em 2020. O BC destacou transparência ao divulgar o fato, mesmo não sendo obrigatório pela lei, devido ao baixo impacto potencial.

Clientes afetados serão notificados só pelo app ou internet banking do banco. Fique atento: ignore SMS, e-mails ou chamadas sobre isso, conforme divulgado pelo G1.

Detalhes do Incidente no Agibank

O problema ocorreu entre 26 de dezembro de 2024 e 30 de janeiro de 2025, por falhas pontuais nos sistemas do Agibank. Dados expostos incluem nome do usuário, CPF com máscara, instituição, agência e tipo de conta.

Não houve vazamento de dados sensíveis. O BC confirmou que nada permite movimentação de recursos, acesso a contas ou informações financeiras protegidas por sigilo bancário, segundo a Agência Brasil.

Notificação Exclusiva aos Clientes

Os afetados receberão aviso diretamente no aplicativo ou internet banking do Agibank. O Banco Central alerta: nem o BC nem outras instituições usarão WhatsApp, telefone, SMS ou e-mail para contatá-los.

Essa medida evita golpes. Exposição significa que dados ficaram visíveis por um tempo e podem ter sido consultados por terceiros, mas sem vazamento confirmado de movimentações.

Investigação e Possíveis Sanções

O BC adotou ações para apurar o caso em detalhes. Serão aplicadas medidas sancionadoras conforme a regulação, que prevê multas, suspensão ou até exclusão do Pix, dependendo da gravidade.

É o compromisso com transparência que levou à divulgação pública. O Agibank abriu capital na Bolsa de NY dias antes, captando US$ 276 milhões, mas sem relação aparente com o incidente.

A fonte original é o Estadão e demais veículos citados.

You May Also Like

Dinheiro: 20 Formas Inteligentes de Economizar e Investir Hoje

O dinheiro é um dos recursos mais importantes na vida moderna, mas…
Leilão para venda da fatia bilionária da Oi na V.tal pode ser esvaziado

Leilão da fatia bilionária da Oi na V.tal pode dar branco: BTG Pactual se habilita mas credores querem trocar por dívida

Disputa pela participação de 27,5% na empresa de fibra ótica agita plano de recuperação da Oi com lance mínimo de R$ 12,3 bilhões
Como reduzir gastos fixos no dia a dia

Como reduzir gastos fixos no dia a dia

Introdução Você já pensou alguma vez quanto dinheiro está saindo de sua…
Conheça o CEO que vai ao trabalho de bicicleta, medita, surfa e não gosta de microgerenciar

CEO do Grupo Naos no Brasil André Mendoza revela rotina de meditação, bicicleta, surf e liderança sem microgerenciamento no Estadão

André Mendoza, CEO da Naos (Bioderma), compartilha estilo de vida equilibrado e visão inovadora de gestão em entrevista exclusiva