O mundo vive uma corrida desenfreada por lucros e resultados trimestrais, mas especialistas alertam que esse ritmo é insustentável para o planeta. O crescimento infinito, meta de muitas nações, pode estar perto de um limite perigoso.
Gaya Herrington, econometrista e professora de Harvard, defende que precisamos repensar nossa forma de consumir e produzir. Para ela, o colapso do modo de vida atual não é uma hipótese remota, mas uma realidade muito próxima das próximas décadas.
A pesquisadora propõe a economia do bem-estar como saída para garantir dignidade humana sem destruir o ecossistema, transformando a crise em oportunidade de conexão, conforme divulgado pelo Estadão.
O fim do crescimento infinito e os limites do planeta
Herrington analisou dados históricos que mostram que o planeta não suportará o crescimento econômico eterno. Segundo ela, as previsões feitas há décadas estão se confirmando, indicando uma queda consistente nos padrões de vida globais.
O colapso citado pela professora não significa uma destruição absoluta, mas uma redução drástica no conforto das populações, afetando primeiro as camadas mais pobres. Para evitar o pior, ela sugere o biorregionalismo como filosofia de vida.
O impacto do colapso e o potencial do Brasil
O Brasil possui uma vantagem estratégica nesse novo cenário. Com vasta biodiversidade e conhecimento de povos tradicionais, o país tem o potencial de liderar a transição para uma economia que respeite os limites naturais do seu território.
“O Brasil tem uma riqueza imensa de recursos naturais. É um País que tem muitas contradições, mas oferece a possibilidade de construir uma economia positiva para a natureza”, afirma Gaya Herrington em sua análise sobre o país.
É possível ser feliz consumindo menos coisas?
A transição para o decrescimento gera medo de recessão permanente, mas a especialista garante que o foco deve ser o atendimento de necessidades básicas, como saúde e moradia, em vez do consumo supérfluo e do lucro acima de tudo.
“As pessoas pobres e a classe média estariam, na verdade, em melhor situação, pois teriam suas necessidades atendidas, como educação, saúde, moradia e alimentação”, explica a professora sobre os benefícios da distribuição de riqueza.
Menos trabalho e mais conexão com a comunidade
O novo modelo econômico sugere desacelerar o ritmo de vida. Com menos produção de itens desnecessários, o tempo livre aumentaria, permitindo que as pessoas resgatem o senso de comunidade e o propósito que se perdeu na rotina exaustiva.
“Nesse sentido, teremos menos coisas, mas também teremos mais do que precisamos em termos de conexão, senso de comunidade e senso de propósito. Nós teremos tempo, as coisas vão desacelerar”, conclui a econometrista de Harvard.
A fonte original deste conteúdo é o Estadão, que realizou a entrevista exclusiva com a pesquisadora. Confira a matéria original em: Estadão | As Últimas Notícias do Brasil e do Mundo







