Meio que no RS a gente tava apertado com esse embargo chinês no frango, mas agora liberou… anúncio na sexta, confirmaram terça no Ministério da Agricultura. Produtor agro deve tá aliviado pra caramba, exportação caindo o saco, imagina o baque nos bolso daqueles granjeiros de interior.
O que rolou por trás disso
Teve um surto de Newcastle lá em Anta Gorda, julho de 2024 acho, aí a China trancou tudo do estado. Antes eles pegavam uma fatia boa do nosso frango, tipo uns 5 ou 6% não sei direito… Exportação despencou 1% no ano passado, mas venderam pra outros cantos, Filipinas ou sei lá. Agora provaram com exame sanitário que tá controlado, porta abre de novo.
Ah, e aquela gripe aviária em Montenegro maio 2025? Brasil disse livre rapidinho, novembro liberaram o resto dos estados. Só RS ficava travado, o calo no pé mesmo… Meu tio tem granja perto dali, contava que tava difícil vender ração velha estocada.
Foi isso mais ou menos.
Impacto no bolso e nas oportunidades
No agro aqui pro empreendedor é tipo um presente, RS manda bem em frango né, China compra horrores no mundo todo. Vão retomar devagar, atualizando papelada e habilitação – ABPA diz que normaliza o comércio, equilibra as vendas pra fora.
Uns granjas familiares vão faturar mais, cooperativas pequenas também. Mas ó, tem que ficar de olho na sanidade animal senão bloqueiam de novo… Se tu pensa em entrar na avicultura, corre atrás de certificação internacional, abre porta pra exportar. Tipo, vi um cara em Lajeado que fez isso e bombou, mas não lembro o nome da empresa.
- Benefícios diretos: Renda extra pras granjas de família, emprego no interior gaúcho.
- Riscos a vigiar: Biosseguridade em dia, senão volta o problema daqueles surtos.
- Oportunidade de renda extra: Investe em frango certificado, vende pra China ou quem sabe Filipinas agora.
Minha visão rápida
Acompanhando grana no agro faz tempo, isso dá um fôlego pra galera do interior aqui no RS – estabilidade exportação segura emprego, chance de crescer negócio, tipo app de consultoria sanitária ou vendendo insumos online… Mas o negócio é prevenir com biosseguridade, não remedia depois que deu ruim. Vai que vem outro surto, né?
Teve um tempo que eu pensei em investir nisso, mas desisti por causa da ração cara ano passado…
Dá uma olhada no Ministério da Agricultura. Agro brasileiro tá se ajeitando, mas e agora com esse dólar alto, como fica? Sei lá.
Fonte: Agência Brasil







