Olha só os hotéis no interior do Rio lotando por causa do feriado do São Sebastião… tipo, a galera fugindo da bagunça da cidade grande pra serra e praia, né? Pesquisa da ABIH-RJ fala em ocupação de uns 80% quase, 79 e pouco por aí. Nem lembro o número exato agora, mas é alto pra caramba, sinal que o povo quer sossego e comida boa.
Quais cidades tão pegando fogo mesmo?
O presidente da ABIH-RJ, um tal de José alguma coisa, disse que o interior é variado demais – pousadas simples, resorts caros… As que tão bombando mais: Miguel Pereira com tipo 92%, cachoeiras e cerveja gelada que eu provei uma vez e adorei (não era artesanal top mas tava ótima). Arraial do Cabo, 91% acho, o tal Caribe brasileiro chamando todo mundo. Angra dos Reis em 90 e pouco, ilhas bonitas mas ouvi que ainda tá se recuperando de enchente com grana do governo. Paraty 83%, casarões antigos e cachaça… Búzios 80 e pouco, Friburgo parecido, Itatiaia mais baixa uns 67%. Tem mais mas nem vou listar tudo, vai por mim.
Esses dados são da ABIH-RJ, e o secretário de Turismo, Gustavo Tutuca, tá todo feliz dizendo que a divulgação tá funcionando, gerando trampo e girando a economia local… tipo, faz sentido né?
E pro teu bolso, o que rola?
Pra quem quer faturar extra ou montar algo no turismo, isso é veia aberta de oportunidade. Se tu tem pousada, faz trilha, vende comida caseira ou aluga no Airbnb – feriado assim é ouro puro. O governo investe em propaganda pela Setur-RJ e TurisRio, aí os pequenos pegam carona fácil. Eu acho que no Brasil, com economia oscilando, apostar em ecoturismo ou comida da região pode dar independência… mas tem risco, sazonalidade mata, sabe? Planeja marketing no Insta ou Google Ads agora pra gringo e brasileiro o ano todo, senão zuera.
Dicas pra ganhar uma grana no turismo do interior RJ:
- Coloca teu imóvel ou serviço no Booking/Airbnb com foto boa, irada mesmo – sem foto ruim ninguém aluga.
- Faz parceria com guia local ou restaurante, pacote completo sai melhor… tipo eu fiz uma vez e rolou clientinho fixo (mas não lembro quanto ganhou).
- Sustentabilidade atrai, turista paga mais por isso – recicla, não polui, essas coisas.
- Fica de olho em feriado e promo da Setur, prepara antes… talvez uns 3 meses antes.
Enfim, interior tá quente… se tu mora lá ou quer investir, mexe o rabo. Mas e se chover? Economia crescendo mas nem sempre, vai saber…
Fonte: Agência Brasil







