Tecon Santos tá pra rolar em abril, o ministro falou que é o maior leilão que o Brasil já viu… uns 6 bilhões e pouco em cima de 600 mil metros quadrados, vai aumentar a capacidade de carga em 50% ou por aí. Imagina o movimento no porto de Santos, né, todo mundo falando disso desde fevereiro quando o edital sair.
Portos partindo pra cima já em fevereiro, com uns quatro na frente
Macapá, Natal, Porto Alegre, Recife – esses aí vão primeiro, investimento rolando tipo R$ 200 e tantos milhões. Impacto local é grande, mais trampo pra galera, mercadoria saindo melhor… pro e-commerce no Nordeste ou sul, frete mais barato, vende pra fora fica mais fácil. Lembro de um amigo que tem sítio no interior, reclamava dos custos de envio, vai que melhora.
O tal Tecon Santos 10, que bomba mesmo
Edital no fim de fev ou começo de março, leilão abril. Se tu mexe com ações de logística ou construtoras, olha a B3 que deve subir. Não é brincadeira, o cara disse “maior da história”. Eu fico pensando no agro, escoamento de soja e tal, mas nem sempre rola tudo certinho.
Hidrovia do Paraguai, que vai sair no segundo semestre
Primeira concessão hidroviária aqui no país, mais de 60 milhões, ajuda grãos pro sul da América… pro pessoal do Centro-Oeste, alternativa pras rodovias entupidas. Tipo, uns anos atrás teve problema com enchente ali, mas agora vai fluir melhor talvez.
Aeroportos, Galeão dia 30 de março e mais uns 20 regionais
Galeão no RJ, e outros menores, passando pra privada pra tirar peso de prefeito e governador. Ano passado foram tipo 13 assim. Turismo local ganha, delivery aéreo também… mais gente chegando, rotas baratas. Uns 21 no total pro ano todo, junto com portos uns 40 leilões de infra.
O que eu acho disso tudo: Bilhões entrando, emprego rolando, facilita pro empreendedor no dia a dia – logística, frete… mas ó, investe indireto por fundos ou ações das empresas, não bota o que não pode perder. Acompanhe no site do Ministério ou na página de Infraestrutura (que as vezes demora pra atualizar). Dica: vê empresas de transporte na tua lista, calendário de leilões pra pegar na baixa… sei lá se vai dar tudo certo.
- Fica de olho na B3 pras ações que esquentam.
- Pensa em papo com transportadora local.
- App da ANTT pra ver frete mudando, útil.
Fonte: Agência Brasil






