Governo fechou 2025 com um déficitzinho primário de uns 0,1% do PIB… e agora?
Olha só, tava olhando os números das contas do governo central e ó, preliminarmente eles bateram com 0,1% de déficit primário. Tá dentro daquela meta de zero, com uma folguinha de 0,25%… terceiro ano seguido que rola isso, o Haddad soltou a notícia nessa terça aqui, dia 13.
Meta ok, mas tem uns porém aí
Olha, déficit primário é basicamente receita menos despesa, sem jogar os juros da dívida na conta… simples assim. Ele disse que é preliminar, dá pra dar um sorriso, mas os oficiais vêm só no fim de janeiro, lá no Tesouro Nacional e no Banco Central também.
Agora, se botar aquelas despesas que o Congresso aprova do nada, tipo precatórios ou indenizações do INSS – que bagunça hein -, sobe pra 0,17%. Com precatórios então, pula pra quase 0,5%, tipo 0,48%. O cara acha que isso é transparência, limpando sujeira de governos antigos… sei lá, faz sentido talvez.
Dívida e esses juros malditos que complicam tudo
Enfim, pro seu bolso isso pesa: a dívida pública pode chegar nuns 95% do PIB em 10 anos se continuar nessa. Mas o Haddad martela que o vilão não é o déficit – que tá mais ou menos no controle -, e sim os juros reais altos aqui no Brasil, que comem tudo.
- Juros reais altos pra caramba: isso pressiona mais a dívida que qualquer descompasso nas contas.
- Resultado primário estável: o governo jura que vai manter a linha, pelo menos é o que prometem.
Se tu é empreendedor, tipo montando um e-commerce ou algo online, estabilidade fiscal ajuda na economia geral, mas juros caros ferram o crédito pras PMEs… lembra das parcelas do financiamento que tu pegou pro estoque? Ontem mesmo vi um amigo reclamando disso no grupo do Whats, uns 80% mais caro que no ano passado.
E agora, o que a gente faz com isso?
Pra 2026 isso é sinal bom, mas inflação tá caindo pro lado de 4% ou algo assim no mercado, e juros… fica de olho. Dicas que eu penso:
- Cuida do caixa teu: dívida crescendo, Selic não baixa tão cedo, foge de dívida ruim tipo cartão rotativo.
- Renda extra é essencial: aprende dropshipping ou vira afiliado, não fica só no empréstimo pra tudo (eu testei uma vez e rendeu uns trocados).
- Fica ligado nas notícias: olha o arcabouço fiscal no site do governo, pra não ser pego de surpresa.
É um avanço pra todo mundo ficar mais independente financeiramente, mas ainda precisa de reforma pra derrubar esses juros e ajudar os negócios pequenos… tipo, será que rola em 2026? O que tu acha disso tudo?
Fonte: Agência Brasil






