Se você é beneficiário inscrito no CadÚnico com NIS final 6, fique atento: nesta quinta-feira (18) começa o pagamento do Auxílio Gás de dezembro, no valor de R$ 110. Esse auxílio serve para ajudar na compra do botijão de gás de 13 kg e tem duração prevista até o fim de 2026, beneficiando neste mês cerca de 4,4 milhões de famílias brasileiras.
Como funciona o Auxílio Gás?
O benefício é pago a cada dois meses e segue o calendário do Bolsa Família. Para dezembro, os pagamentos vão até o dia 23, para quem tem o NIS terminado em 0. É importante lembrar que só pode receber quem está no CadÚnico e tenha pelo menos um membro que receba o Benefício de Prestação Continuada (BPC). Além disso, o benefício dá preferência para a mulher responsável pela família e para mulheres que são vítimas de violência doméstica.
O que mudou com o Gás do Povo?
No fim de 2022, com a aprovação da Emenda Constitucional da Transição, o valor do Auxílio Gás foi mantido em 100% do preço médio do botijão de gás, garantindo que o auxílio acompanhe o preço do mercado. Mais recentemente, em setembro, o governo federal lançou o programa Gás do Povo, que vem para substituir gradualmente o Auxílio Gás. A ideia é que, em vez de receber o dinheiro, as famílias retiram a recarga do botijão diretamente em revendedoras credenciadas.
O Gás do Povo ainda está em fase inicial, mas a meta é triplicar o número de beneficiários, chegando a atender cerca de 15 milhões de famílias. A distribuição já começou em 1 milhão de famílias em capitais como São Paulo, Recife, Salvador, dentre outras.
O que isso significa para você?
Se você depende desse auxílio, é importante ficar atento ao calendário de pagamentos e também conhecer as novidades do programa Gás do Povo, que poderá facilitar o acesso ao gás e ampliar a ajuda para mais famílias. Para quem empreende ou trabalha com revenda, o credenciamento ao programa pode representar uma nova oportunidade de negócio.
Quer garantir que sua família não fique sem o botijão na hora que mais precisa? Então mantenha seus dados atualizados no CadÚnico e acompanhe as notícias oficiais para não perder os prazos!
Mais informações no site oficial do Governo Federal.
Fonte: Agência Brasil







