Segura essa bomba! O Tribunal de Contas da União (TCU) não tá pra brincadeira e meteu a caneta em cima de uma galera da Eletrobras por causa de um contrato antigo, mas que fede a maracutaia. Sabe quando a gente desconfia que tem algo errado? Então, parece que a gente não tava errado, não! Será que esse pesadelo nunca acaba?
DINHEIRO PELO RALO? EX-CHEFÕES DA ELETROBRAS NA MIRA DO TCU
A parada é a seguinte: tão falando em um sobrepreço de quase 190 MILHÕES DE REAIS em um contrato com um escritório de advocacia gringo, o tal de Hogan Lovells. Tipo assim, muita grana, né? E quem tava no comando da Eletrobras na época? Pois é, dois ex-presidentes da empresa, José da Costa Carvalho Neto e Wilson Pinto Ferreira Junior, levaram uma multa daquelas! Um vai ter que desembolsar 80 mil e o outro, 70 mil. Mas não para por aí, não!
MAIS GENTE NA LISTA NEGRA: QUEM SÃO OS OUTROS ENVOLVIDOS?
A gente se pergunta: será que só os grandões que se deram mal? Que nada! Tem mais uma galera aí, tipo superintendentes, diretores e até um assessor, que também vão ter que abrir a carteira. Parece que o TCU tá querendo mostrar que a farra com o dinheiro público uma hora acaba. Ou será que não?
INVESTIGAÇÃO MILIONÁRIA: O QUE FOI FEITO COM A NOSSA GRANA?
Tudo começou lá em 2015, quando a Eletrobras resolveu contratar uma empresa pra investigar umas tretas que tavam rolando na Operação Lava Jato. Até aí, tudo bem, né? Mas, mano, o TCU descobriu que os caras pagaram uma fortuna por um serviço que, sei lá, não valia tudo isso. Tipo comprar um carro de luxo e descobrir que ele veio sem motor, saca? É mole?
FALCATRUA PURA? O QUE DIZ O RELATOR DO CASO
O ministro Benjamin Zymler, que é o relator do caso, não aliviou pra ninguém. Ele falou que o trabalho do tal escritório até ajudou a Eletrobras a reconhecer umas perdas de dinheiro, mas que foi caro demais. Tipo, usaram informações que já tavam disponíveis pra todo mundo ver. E ainda por cima, parece que faltou planejamento, estudo técnico… Ou seja, fizeram tudo nas coxas! E a gente, povão, que paga a conta, como sempre!
E AGORA? VÃO TER QUE PAGAR O PATO!
Mas ó, a chapa esquentou de vez! Além das multas, tem gente que não vai poder nem trabalhar mais em cargo público por um tempo. Será que agora vai? A gente fica aqui de olho, porque, né, desse governo aí, não dá pra esperar muita coisa boa. E você, tá de olho também? Fica ligado, porque essa história ainda vai dar o que falar! Será que finalmente a justiça será feita, ou a pizza já tá no forno?
