A coisa tá feia! A crise tá batendo na porta de mais um gigante do mercado. Será que a gente vai ter onde fazer compra? O St Marche, conhecido por seus produtos “chiques”, tá afundado em dívidas e pedindo arrego na justiça. Mas, calma, que eu te conto tudo!
O rombo é MILIONÁRIO!
Segura essa: O St Marche entrou com um pedido de “tutela judicial” – que, pra quem não manja, é tipo um “choro” antes de pedir recuperação judicial. A dívida? Meros R$ 639 MILHÕES! É grana que não acaba mais! Será que eles acharam que a gente ia continuar pagando uma fortuna nos produtos deles pra sempre?
Juros nas alturas: a facada que ninguém esperava!
E como essa bomba estourou? Lá em 2020, quando o governo (aquele que a gente não gosta, lembra?) deixou a taxa Selic lá embaixo, tipo 2% ao ano, a galera do varejo – St Marche, Carrefour, Pão de Açúcar, Dia – fez a festa do crédito. Só que a alegria durou pouco! A Selic deu um salto mortal e foi parar em 13,75% em 2022. Imagina a facada nos juros!
A conta não fecha, nem com reza brava!
Com os juros nas alturas, a inflação comendo solta e o povo sem grana pra gastar, a conta não fecha de jeito nenhum! E olha que a margem de lucro dessa galera já é mixaria, viu? Tipo 2% a 6%. Não dá nem pra pagar as contas, quanto mais pra ter lucro de verdade!
Crise na Americanas piorou tudo!
E não para por aí! Sabe aquele escândalo bilionário da Americanas? Pois é, depois daquela bomba, os bancos ficaram com o pé atrás pra emprestar dinheiro pro varejo. É tipo quando você empresta dinheiro pro seu amigo caloteiro e nunca mais vê a cor do dinheiro.
Efeito dominó: Dia quebrou e foi vendido!
O St Marche tá na mesma vibe do Dia, que já foi dessa pra melhor (ou pior, né?). A dívida do Dia era de R$ 1 BILHÃO! Eles tiveram que pedir recuperação judicial, fechar as portas e foram vendidos pra uma tal de MAM Asset Management. Será que o St Marche vai pelo mesmo caminho?
Especialistas dão o papo: a coisa tá preta!
Um tal de Rodrigo Gallegos, da consultoria RGF, já cantou a pedra: o setor de varejo tá sofrendo porque a gente, o povão, tá comprando menos. A inflação tá alta e ninguém aguenta mais! E Amin Murad, da Arm Gestão, soltou o verbo: as dívidas dos supermercados tão gigantes, tipo três vezes o lucro deles! É muita loucura!
O futuro é incerto, mas uma coisa é clara
A crise tá aí, batendo na porta de todo mundo. Os supermercados tão se virando nos 30 pra sobreviver, tentando cortar custos e inventar moda. Mas, e aí? Será que a gente vai ter que voltar a plantar no quintal pra não passar fome? O governo precisa fazer alguma coisa, senão o barco afunda de vez!
