Prepare-se para a batalha! O clima esquentou entre Brasil e Estados Unidos após uma grave acusação de que os gringos estão tentando manipular a Justiça brasileira! É isso mesmo! O Itamaraty, nosso Ministério das Relações Exteriores, disparou um alerta vermelho, denotando que o governo de Donald Trump está distorcendo ordens do ministro Alexandre de Moraes, do STF, e tentando transformar decisões judiciais em picadeiro político!
Brasil em Alerta Máximo!
Na última quarta-feira, o Itamaraty não poupou palavras e rejeitou, com todas as letras, quaisquer tentativas de politização das decisões judiciais. Afinal, aqui é Brasil, e território sagrado merece respeito! “O governo brasileiro, firme e forte, defende a independência dos Poderes! É pra respeitar a Constituição de 88, meu povo!”, ecoou a nota oficial.
Surpresa ou Descaso?
Os diplomatas brasileiros ficaram estarrecidos com a nota do Departamento de Estado dos EUA, que faz alusão a uma batalha judicial envolvendo empresas americanas e as ordens do Supremo. Ninguém esperava essa investida, e os caras vieram com tudo pra tentar se eximir das decisões da nossa Suprema Corte! É de deixar qualquer um de cabelos em pé!
Quem Mandou Censurar?
No discurso da discórdia, o governo norte-americano escreveu que bloquear o acesso à informação e multar empresas dos EUA que não queiram se curvar à censura é incompatível com os valores democráticos. Sem querer, eles tocaram numa ferida delicada, e o Brasil não deixou barato. O Itamaraty reiterou que as decisões do STF visam manter a soberania da nossa legislação e de quem atua aqui. Ou seja, a liberdade de expressão tem que seguir as regras do nosso jogo!
Golpe? Aqui Não!
E como se não bastasse, o Itamaraty ainda denunciou uma orquestração antidemocrática! “Os fatos que cercam a tentativa de golpe contra a soberania popular após as eleições de 2022 estão em análise no Poder Judiciário”, afirmaram com toda a convicção. O recado é claro: o Brasil não vai se deixar levar por jogadas sujas!
Então, fica a pergunta: até onde essa disputa vai? A indignação e a luta pela soberania nacional precisam ser reforçadas. O povo brasileiro deve se unir para defender suas instituições! Fiquem atentos, porque essa história ainda vai dar muito o que falar!
