Prepare-se para a bomba: a Moody’s desferiu um golpe brutal na CSN, rebaixando seu rating de Ba2 para Ba3! E quem vai pagar o pato? O picareta do Benjamin Steinbruch! A situação nunca foi tão caótica para a gigante do minério! Vamos aos detalhes que estão dando o que falar!
A TEMPORADA DE DESASTRES CHEGOU!
A agência de classificação de risco decidiu que a CSN não tá com nada! O rebaixamento foi uma consequência direta da crise que assola os setores de minério de ferro e siderurgia! Benjamin não conseguiu cumprir a meta que prometeu para 2024! A situação é alarmante, com “fracos indicadores de crédito” pipocando no relatório da Moody’s!
FOI O FIM DA LINHA?
O que falar do cenário? A demanda por aço e minério é um verdadeiro naufrágio! E ainda, apesar de receber uma boa grana de R$ 4,4 bilhões pela venda de uma parte da CSN Mineração, a empresa segue cambaleando em suas promessas! O que está acontecendo com a gestão da CSN?
A META PARECE UM SONHO DISTANTE
Com um nível de alavancagem de 3,34x, a CSN agora se vê em busca de uma meta audaciosa: abaixo de 3x até o fim de 2025! Mas peraí! Comparado aos concorrentes que estão nadando entre 0,5x e 1,5x, isso é um verdadeiro desastre! Será que Steinbruch tá perdido nas próprias promessas?
QUEM TEM MEDO DA CRISE?
É isso mesmo! Um gestor de crédito soltou o verbo sobre os problemas da CSN: um passivo tributário gigantesco e um parque fabril ultrapassado! Será que Steinbruch e sua turma têm o que é preciso para dar a volta por cima? Enquanto isso, a empresa se gabava de ter R$ 20 bilhões em caixa! Mas será que isso é suficiente?
O TEMOR CHAMADO “RISCO BENJAMIN”
Ainda que a CSN tenha seus truques na manga, como captação com o BNDES e debêntures de infraestrutura, todos estão com um sentimento de incerteza no ar. A “gestão Benjamin” está na mira, e a galera já tá em alerta! O que vem por aí? Mais dívida e promessas não cumpridas?
UM AVISO DO FUTURO!
A Moody’s não perdoa! Se as coisas não mudarem em até 18 meses, a CSN pode sofrer outro rebaixamento! As regras do jogo são claras: disciplina financeira e redução de dívida são os mandamentos! A pergunta que não quer calar é: será que o time vai conseguir manter a cabeça erguida ou o barco vai afundar de vez?
No final das contas, essa novela promete emoções fortes! Cuidado, porque a próxima cena pode ser um verdadeiro show de horrores! Fique atento, a situação da CSN pode mudar rapidinho, e quem piscar ficará para trás!
