Se você acha que pode lucrar com aluguéis de temporada e não declarar nada, é melhor pensar duas vezes! A Receita Federal está de olho e a pressão para declarar seus ganhos do Airbnb e Booking.com aumentou! Quer saber como se proteger e evitar surpresas? Vem comigo!
Imposto de Renda: Não vacile!
Os tributaristas estão alertando: os ganhos que você tira das suas locações precisam aparecer na sua declaração de Imposto de Renda! Ignorar essa regra pode ser um baita problema, e os riscos de ser pego pelo Fisco só aumentam. Assim que a temporada de declaração começou, o aviso é claro: quem não cooperate está na corda bamba!
Airbnb e Booking.com na mira do Leão
A Airbnb não poupou esforços e enviou um comunicado para lembrar seus anfitriões sobre essa obrigação quase missionária de declarar seus ganhos. O que você faz? Ignora? É isso que a gente não vai deixar acontecer! Assim como o Airbnb, o Booking.com também teve que responder a essa situação, mesmo que não tenha se manifestado e o silêncio deles seja ensurdecedor!
O que acontece se você não declarar?
Você sabia que tanto o aluguel por temporada quanto o aluguel tradicional são tratados iguais na hora de pagar imposto? A alíquota máxima pode chegar a 27,5%! E não pense que fraude fiscal é uma opção! A Receita Federal já está se armando com todas as ferramentas necessárias para pegar quem não se declara. Pensa que você pode esconder suas locações? Te aviso que eles têm métodos para descobrir esses “rendeiros” escondidos!
As advertências que você deve ouvir
Cuidado! O aumento patrimonial que não bate com a renda que você declarou é um dos sinais que podem te colocar na mira do Leão. Você não vai querer ser autuado com multas e juros, né? O que vai fazer? Se cave e declare antes que a Receita resolva aparecer na sua porta!
Como declarar sua grana?
Declarar seus aluguéis pode parecer complicado, mas não se preocupe! Aqui está um passo a passo simples para você não errar!
- Acesse o programa da DIRPF e escolha “Nova Declaração”;
- Na aba “Outras Informações”, busque por “Rendimentos Tributáveis Recebidos de Pessoa Física/Exterior”;
- Escolha “Aluguéis” e preencha tudo certinho: nome do locatário, valor total do ano anterior e despesas dedutíveis;
- Para facilitar, você pode importar dados do Carnê-Leão se já declarou antes. Menos erro, mais agilidade!
Enfim, não fique na frieza da ignorância! Declare tudo direitinho e durma tranquilo à noite. Se não, é o Leão que vai te deixar acordado! Prevenção é tudo! Você está com os olhos abertos agora? Então, bora agir e deixar essa dor de cabeça para trás!
