Nos últimos meses, a comida do dia a dia virou um verdadeiro pesadelo! Enquanto a gente tenta fazer as contas e cortar gastos, os preços nas prateleiras só sobem. Preparem-se para entender o que realmente está acontecendo com a nossa alimentação e, claro, como isso atinge o bolso de cada um de nós!
ALIMENTAÇÃO NAS NUVENS: QUEM PODE PAGAR?
Entre outubro de 2024 e fevereiro de 2025, a alimentação dentro de casa subiu nada mais, nada menos que 6,2%! Isso mesmo, apenas cinco meses e a gente já tá falando de uma taxa anualizada de 15,53%! Quem consegue levar uma vida normal assim? As classes mais humildes estão na linha de tiro, e cada vez mais endividadas! A verdade é que a pressão sobre o nosso poder de compra está insustentável! E o que o governo faz? Simplesmente assiste de camarote enquanto a gente sofre!
CUIDADO! O QUE ESTÁ POR TRÁS DO AUMENTO?
Se você acha que é só uma questão de matemática, prepare-se! Os alimentos são aqueles produtos que não têm muita elasticidade de preço – ou seja, a gente compra mesmo que subam! Tentamos substituir um item caro por outro, mas essa conta simplesmente não fecha. Olha só: quando o preço da carne sobe, a galera corre para comprar ovos e, adivinha? O preço dos ovos também vai lá pra cima! O ciclo vicioso não tem fim!
DESASTRES NATURAIS E PREÇOS NA ESTRATOSFERA
As altas de preços estão ligadas a quebras de safras com a confusão do clima e à queda do valor da nossa moeda que, em um ano, já derreteu quase 20%! E não para por aí! O café robusta, por exemplo, viu seu preço nas nuvens, com aumentos superiores a 60% nas cotações internacionais! Por quê? Problemas nas safras do Brasil e do Vietnã, é claro!
OVOS EM ALTA: O QUE DIZER?
Os ovos também não escaparam! Se você pensou que podia economizar com esse item básico, se prepare para pagar 16,2% a mais! E os motivos? Gripe aviária lá nos EUA e o aumento nos preços das rações por conta da escassez de milho aqui no Brasil. Parece piada, mas não é!
QUANDO A SOLUÇÃO É A ILUSÃO
A grande realidade? Reduzir impostos, como está sendo discutido por aí, não muda nada! É como colocar um band-aid em uma ferida aberta! Um estudo da FGV mostrou que mudanças no ICMS mais parecem um conto de fadas. Apenas 13% das reduções chegam de fato ao consumidor! É hora de parar de acreditar em promessas vazias!
MEDIDAS MALUCAS E FALSOS SALVADORES
Ideias absurdas, como tributar a exportação de alimentos, só desestimulam quem planta! As intermináveis reuniões ministeriais não passam de fumaça. Dizer que estão trabalhando por nós é apenas uma forma de nos enganar enquanto os preços sobem sem parar!
Então, galera, acordem para a realidade! O que está acontecendo com a nossa alimentação é mais sério do que parece. Não podemos deixar que os nossos representantes tirem o corpo fora enquanto a nossa mesa fica vazia. Vamos juntos exigir mudança e justiça! Afinal, é a nossa comida e a nossa vida que estão em jogo!
