O presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, autorizou sanções econômicas e de viagem contra pessoas que trabalham em investigações do Tribunal Penal Internacional (TPI) sobre cidadãos norte-americanos ou aliados dos EUA, como Israel, provocando condenação — mas também alguns elogios — no exterior.

O TPI é um tribunal permanente que pode processar indivíduos por crimes de guerra, crimes contra a humanidade, genocídio e crime de agressão contra o território dos Estados-membros ou por seus cidadãos.

A medida de Trump, nessa quinta-feira (6), coincidiu com uma visita a Washington do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, que é alvo do TPI por causa da guerra em Gaza.

TPI condena as sanções

“O tribunal se mantém firme com seu pessoal e se compromete a continuar proporcionando justiça e esperança a milhões de vítimas inocentes de atrocidades em todo o mundo, em todas as situações que lhe forem apresentadas”, disse hoje.

O TPI também pediu aos seus 125 Estados-membros que apoiem sua equipe.

Europa

“Sancionar o TPI ameaça a independência do tribunal e prejudica o sistema de justiça criminal internacional como um todo”, escreveu António Costa, presidente do Conselho Europeu de líderes da União Europeia, na plataforma de rede social Bluesky.

A Holanda, país anfitrião do tribunal sediado em Haia, também disse lamentar as sanções, assim como a chefe da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.

“O trabalho do tribunal é essencial na luta contra a impunidade”, disse o ministro das Relações Exteriores da Holanda, Caspar Veldkamp, em post no X.

O primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán, firme aliado de Trump, afirmou que as sanções mostram que talvez seja hora de deixar o TPI.

“É hora de a Hungria rever o que estamos fazendo em uma organização internacional que está sob sanções dos EUA. Novos ventos estão soprando na política internacional. Nós o chamamos de Trump-tornado”, disse ele.

Autoridades do tribunal convocaram reuniões em Haia nesta sexta-feira para discutir as implicações das sanções, disse uma fonte à Reuters.

As sanções dos EUA incluem o congelamento de todos os bens dos designados nos EUA e a proibição de que eles e suas famílias visitem o país.

*É proibida a reprodução deste conteúdo.

Fonte:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você Também Pode Gostar

Papa NO HOSPITAL! Bactérias ATACAM!

PAPA À BEIRA DA MORTE?! Infecção DEVASTADORA ATACA pulmões! Vaticano em CHOQUE! Será o FIM do pontificado? Médicos correm CONTRA o tempo!

Hamas Solta 3 Reféns e Israel Liberou 369 Palestinos: O Que Está Por Trás desse Acordo Polêmico?

Prepare-se para o ABSURDO! O conflito entre Israel e Hamas explode de novo com uma troca CHOCANTE de reféns e prisioneiros! Três israelenses foram libertados em um espetáculo dramático, enquanto ISRAEL solta 369 palestinos! Uma celebração na Cisjordânia e uma cena de tirar o fôlego em Gaza revelam as consequências devastadoras de uma guerra sem fim. Prisioneiros contam HORRORES de tortura e sofrimento! O que está por trás dessa manobra? Estaremos prestes a testemunhar uma PAZ duradoura ou apenas a calmaria antes da próxima TEMPESTADE? O futuro do Oriente Médio está em jogo! Venha descobrir os detalhes SENSACIONAIS desse confronto explosivo!

URGENTE: TRUMP EXIGE REI DA JORDÂNIA QUE DEPORTE PALESTINOS DE GAZA!

Prepare-se para um verdadeiro FRONT NO ORIENTE MÉDIO! Donald Trump, o “mestre da confusão”, articula um PLANO CHOCANTE com o rei Abdullah da Jordânia, ameaçando deslocar mais de 2 milhões de palestinos da Faixa de Gaza! É CHANTAGEM na cara dura! Enquanto Netanyahu vibra, o mundo inteiro agoniza em expectativa pelas consequências devastadoras que essa manobra pode acarretar! Estaremos à beira de uma nova tragédia? A luta pela dignidade e pelos direitos humanos nunca foi tão urgente! A BOMBÁSTICA DISPUTA ESTÁ APENAS COMEÇANDO! Fique ligado, pois a história pode se desenrolar em um instante!

Hamas Lança Alerta Urgente: Cessar-Fogo é a Última Esperança para Salvar Reféns!

TENSÃO MÁXIMA EM GAZA! REFÉNS ISRAELENSES NA MIRA! CESSAR-FOGO EM JOGO E A AMEAÇA DE TRUMP DE DEIXAR O INFERNO EXPLODIR! Depois de um vislumbre de esperança, o Hamas volta a paralisar a libertação dos prisioneiros e acusa Israel de intensificar ataque! O clima ferve! Netanyahu promete medidas implacáveis, enquanto Bezalel Smotrich invoca o caos total! E Trump sonha em transformar a devastada Gaza na “Riviera do Oriente Médio” à custa de mais de 2 milhões de deslocados! A sociedade clama por paz, mas as chamas da guerra parecem mais próximas do que nunca! O que vem a seguir? O desespero é palpável e o relógio está correndo!