O presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, autorizou sanções econômicas e de viagem contra pessoas que trabalham em investigações do Tribunal Penal Internacional (TPI) sobre cidadãos norte-americanos ou aliados dos EUA, como Israel, provocando condenação — mas também alguns elogios — no exterior.

O TPI é um tribunal permanente que pode processar indivíduos por crimes de guerra, crimes contra a humanidade, genocídio e crime de agressão contra o território dos Estados-membros ou por seus cidadãos.

A medida de Trump, nessa quinta-feira (6), coincidiu com uma visita a Washington do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, que é alvo do TPI por causa da guerra em Gaza.

TPI condena as sanções

“O tribunal se mantém firme com seu pessoal e se compromete a continuar proporcionando justiça e esperança a milhões de vítimas inocentes de atrocidades em todo o mundo, em todas as situações que lhe forem apresentadas”, disse hoje.

O TPI também pediu aos seus 125 Estados-membros que apoiem sua equipe.

Europa

“Sancionar o TPI ameaça a independência do tribunal e prejudica o sistema de justiça criminal internacional como um todo”, escreveu António Costa, presidente do Conselho Europeu de líderes da União Europeia, na plataforma de rede social Bluesky.

A Holanda, país anfitrião do tribunal sediado em Haia, também disse lamentar as sanções, assim como a chefe da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.

“O trabalho do tribunal é essencial na luta contra a impunidade”, disse o ministro das Relações Exteriores da Holanda, Caspar Veldkamp, em post no X.

O primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán, firme aliado de Trump, afirmou que as sanções mostram que talvez seja hora de deixar o TPI.

“É hora de a Hungria rever o que estamos fazendo em uma organização internacional que está sob sanções dos EUA. Novos ventos estão soprando na política internacional. Nós o chamamos de Trump-tornado”, disse ele.

Autoridades do tribunal convocaram reuniões em Haia nesta sexta-feira para discutir as implicações das sanções, disse uma fonte à Reuters.

As sanções dos EUA incluem o congelamento de todos os bens dos designados nos EUA e a proibição de que eles e suas famílias visitem o país.

*É proibida a reprodução deste conteúdo.

Fonte:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você Também Pode Gostar

Papa NO HOSPITAL! Bactérias ATACAM!

PAPA À BEIRA DA MORTE?! Infecção DEVASTADORA ATACA pulmões! Vaticano em CHOQUE! Será o FIM do pontificado? Médicos correm CONTRA o tempo!

Hamas SE RENDIDO? Cessar-fogo em Gaza pode estar mais perto do que imaginamos!

Cessando fogo ou guerra total? A crise em Gaza está prestes a explodir em um inferno de consequências inimagináveis! O Hamas acendeu o alerta e a contagem regressiva para o colapso do acordo de paz começou! A libertação de reféns está em jogo, mas a ajuda humanitária se transforma em um campo minado de acusações e tensões. Netanyahu não está de braços cruzados: os reservistas estão convocados e os massacres podem retornar a qualquer momento! O futuro de milhares de vidas balança na beira do abismo, e os negociadores suam frio para evitar um novo conflito devastador! Prepare-se, pois os próximos dias terão tudo para ser uma explosão de violência e desespero!

Brasil Revela Planos Bombásticos para o BRICS: O Futuro Está em Jogo!

Prepare-se para o TERREMOTO GLOBAL! O Brasil acaba de detonar uma surpresa bombástica ao assumir a presidência do BRICS, prometendo chacoalhar o cenário internacional! Com um manifesto explosivo que mira transformar a ONU, investir em saúde global e derrubar estruturas financeiras como o FMI, o país está prestes a desencadear uma REVOLUÇÃO em 2025 durante a COP-30! E tem mais: com a segurança dos dados pessoais em jogo na era da inteligência artificial, a tensão geopolítica está à flor da pele! O BRICS não é mais o mesmo e as novas potências estão se unindo para um COMBATE épico! Fique alerta, pois o futuro pode ser um grande perigo à vista – ou a chance de mudar o mundo! Não seja pego de surpresa!

Desvendado o Poder Secreto do Conselho de Direitos Humanos da ONU!

Prepare-se para um verdadeiro terremoto nas Nações Unidas! O Conselho de Direitos…